FOI
UMA DAS INOVAÇÕES MAIS VISITADAS NO SALÃO AUTOMOVEL DE GENEBRA …A UTILIZAÇÃO DE
AR COMPRIMIDO EM CONJUNTO COM UM MOTOR DE COMBUSTÃO … PARA CONSEGUIR MOVER UM
VEICULO.
O
PROTOTIPO FOI APRESENTADO PELO GRUPO PSA… ATRAVES DE UM C3 HYBRID AIR E DE UMA MAQUETA QUE EXPLICAVA O SEU
FUNCIONAMENTO.
NA
PRATICA , A CITROEN JUNTOU O MOTOR CONVENCIONAL A GASOLINA UMA CAIXA DE
VELOCIDADES , UM MOTOR E UMA BOMBA HIDRAULICA…
PARA
ALEM DO CONVENCIONAL DEPOSITO DE COMBUSTIVEL EXISTE UM OUTRO COM AR COMPRIMIDO.
O
AR PERMITE ACIONAR O MOTOR HIDARULICO …A BOMBA HIDRAULICA USA A ENERGIA DA
TRAVAGEM E O ANDAMENTO PARA CRIAR AR
COMPRIDO E VOLTAR A ENCHER O TANQUE .
A
FORÇA MOTRIZ É ASSEGURADA QUER PELO MOTOR TERMICO QUER PELO HIDARULICO … NO
MEIO DOS DOIS ESTÁ A CAIXA DE VELOCIDADES E A TRANSMISSÃO QUE GERE A ORIGEM DA
ENERGIA.
O
PROTOTIPO DO C2 HYBRID AIR … PODE ASSIM DESLOCAR-SE COM ZERO POR CENTO DE
EMISSÕES USANDO APENAS O AR COMPRIMIDO .
OU
EM MODO COMBINADO … ONDE O AR DÁ UMA AJUDA NAS ACELERAÇÕES E RECUPERAÇÕES AO
MOTOR A GASOLINA.
TUDO
ISTO JUNTO PERMITE MEDIAS DE 2,9 LITROS AOS 100 …
E
69 GRAMAS DE EMISSÃO DE CO/2.
O
PROTOTIPO FOI APRESENTADO EM GENEBRA …E SERÁ EM BREVE UMA REALIDADE NOS MODELOS
PEUGEOT CITROEN.
A
UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO …NÃO E PROPRIAMENTE UMA NOVIDADE … O ANTIGO
ENGENHEIRO DA FORMULA 1 GUY NEGRE … JÁ
ESTÁ A COMERCIALIZAR UM PEQUENO VEICULO QUE FUNCIONA TOTALMENTE A AR COMPRIMIDO
… A NOVIDADE APRESENTADA PELA PSA … E
CONSEGUIR JUNTAR PELA PRIMEIRA VEZ …GASOLINA E AR COMPRIMIDO.
A
NISSAN JÁ CONCLUI-O A PRIMEIRA FASE DE TESTES DAQUELE QUE SERÁ O FUTURO TAXI DE
NOVA YORK.
DEPOIS
DE TER DADO UMA VOLTA AO MUNDO COM UM GRUPO DE VEICULOS E TER TESTADO A FADIGA
E A RESISTENCIA AO CALOR NO DESERTO DO ARIZONA …A NISSAN COLOCA AGORA O NV-200
A ROLAR NAS RUAS DA CIDADE DE NOVA YORK.
O MODELO UTILIZA O AMARELO TRADICIONAL , MAS POUCO
MAIS …UMA VEZ QUE O ESPAÇO INTERIOR EM MUITO SUPERIOR AOS ACTUAIS TAXIS E A SUA
FORMA NADA TEM A VER COM OS QUE CIRCULAM NOS ESTADOS UNIDOS.
O NV-200 É UM MINI-MONOVOLUME … MUITO PARECIDO COM OS
PEQUENOS COMERCIAIS DA NISSAN , MAS CRIADO A PENSAR NO TRANSPORTE DE PESSOAS
COM BANCOS LARGOS E CONFORTAVEIS ESPAÇO , PARA AS PERNAS E PORTAS DESLIZANTES
PARA FACILITAR O ACESSO.
AS PRIMEIRAS VOLTAS ESTÃO A SER DADAS NA CIDADE QUE
NUNCA DORME , COM CONVIDADOS , E ELEMENTOS LIGADOS AO TRANSPORTE NA CIDADE.
A SERIO SO LÁ
PARA O FINAL DO ANO OS NOVOS TAXIS COMEÇAM A CIRCULAR … PARA TRANSPORTAR OS CERCA DE 600 MILHÕES
…OUVIU BEM 600 MILHÕES DE PASSAGEIROS ANUAIS.
A CHINESA CHERY … FOI BUSCAR UM ANTIGO DESIGNER DA
PORSCHE PARA PARA CRIAR UMA NOVA IMAGEM DOS SEUS MODELOS .
A VER VAMOS… O
QUE SURGIRÁ NA CHINA DO LAPIS DO TURCO HAKAN SARACOGLU , QUE ENTRE OUTROS
DESENHOU O PORSCHE CAYMAN , O BOXSTER E O 918 SPIDER.
HAKAN , DE 47 ANOS …PASSA A SER RESPONSAVEL PELO
DESIGN DA CHERY … UMA COMPANHIA QUE FABRICA NESTE MOMENTO PERTO DE UMA DEZENA
DE MODELOS …TODOS ELES DESCONHECIDOS DA MAIORIA DOS CONSUMIDORES EUROPEUS … E
SÓ COMERCIALIZADOS NA ASIA.
UMA DAS ESTREIAS LAND ROVER EM GENEBRA FOI A TRANSFORMAÇÃO DE UM DEFENDER
COM MOTOR ELETRICO. !
DEBAIXO DA TRADICIONAL CARROÇARIA , O MOTOR DIESEL E A
CAIXA DE VELOCIDADES HABITUAIS FORAM SUBSTITUÍDOS POR UM MOTOR ELÉTRICO DE 94 CV ALIMENTADO POR BATERIAS DE IÕES DE
LÍTIO
NUMA UTILIZAÇÃO A BAIXA VELOCIDADE , FORA DE ESTRADA A
CARGA PODE DURAR ATÉ 8 HORAS, MAS A LAND ROVER NÃO DIVULGOU UM VALOR EM FUNÇÃO DOS QUILÓMETROS DE AUTONOMIA
NESTAS CONDIÇÕES.
ESTA VERSÃO ELÉTRICA DO MAIS PURO DOS TODO-O-TERRENO
DA MARCA BRITÂNICA, HOJE À GUARDA DO GIGANTE INDUSTRIAL INDIANO TATA, É PARA JÁ
UM COCEPT CAR…
MAS O DEFENDER APESAR DE ELETRICO NÃO PERDE CAPACIDADE
TODO O TERRENO …
MANTEM A TRAÇÃO AS 4 RODAS TRADICIONAL DO DEFENDER …
COM BLOQUEIO DO DIFERENCIAL ,
MAS DEIXA DE
TER CAIXA DE VELOCIDADES UMA VEZ QUE O MOTOR ELÉTRICO DISPONIBILIZA O BINÁRIO
MÁXIMO DESDE O MOMENTO DO ARRANQUE .
A VERSÃO EUROPEIA DO LEAF A SER FABRICADA EM INGLATERRA …TERÁ MAIS
AUTONOMIA E SERÁ MAIS BARATA, QUE A ACTUAL.
O ELECTRICO DA NISSAN … PODERÁ FAZER ATÉ 200
QUILOMETROS COM UMA CARGA DAS BATERIAS.
E AO NIVEL DA SUSPENSÃO SERÁ MAIS FIRME E TERÁ MELHOR
DESEMPENHO EM ESTRADA , MAIS AO GOSTO DOS CLIENTES EUROPEUS.
SERÁ TAMBEM MAIS BARATO QUE O ACTUAL LEAF , PRODUZIDO
NO JAPÃO QUE JÁ CHEGOU AS 50 MIL UNIDADES.
SUNDERLAND NO REINO UNIDO FOI O LOCAL ESCOLHIDO PARA O
FABRICO EUROPEU , MESMO AO LADO DO FORNECEDOR DAS BATERIAS DE LITIO.
A QUARTA GERAÇÃO DO RAV 4 DA TOYOTA COMEÇA A SER
COMERCIALIZADA EM ABRIL .
O SUV CRESCEU
EM DIMENSÕES EXTERIORES E INTERIORES E VIU A SUA ESTÉTICA ASSUMIR A NOVA
IMAGEM DA MARCA NIPÓNICA. ONDE AS
SEMELHANÇAS COM O AURIS SÃO EVIDENTES.
O RAV4 SERÁ VENDIDO EM PORTUGAL APENAS COM OS DOIS MOTORES DIESEL.
POR CERCA DE 42 MIL EUROS. MANTÉM-SE O 2.2 D-4D DE 150
CV COM TRAÇÃO INTEGRAL E QUE PODE TER CAIXA MANUAL OU CAIXA AUTOMÁTICA CVT.
UMA ESTREIA E O BLOCO 2.0 D-4D DE 124 CAVALOS, QUE
TERÁ UM PREÇO NA CASA DOS 35 MIL EUROS .
A EMPRESA COREANA SSANGYONG VAI DAR INICIO AO FABRICO
DO MAIOR MONO-VOLUME DO MUNDO O RODIUS , QUE TERÁ CAPACIDADE PARA 11
PASSAGEIROS.
COM 4 FILAS DE BANCOS E MAIS DE 5 METROS DE
COMPRIMENTO O RODIUS GARANTE 11 LUGARES A BORDO .
A SSANGYONG
DEVERÁ COMERCIALIZA-LO NA ÁSIA E
EM ALGUNS PONTOS DA EUROPA EQUIPADO COM UM MOTOR 2.0 TURBODIESEL DE
QUATRO CILINDROS COM 153 CV.
O FABRICANTE … É POUCO CONHECIDO EM PORTUGAL …ONDE NO
PASSADO VENDEU O JEEP MUSSO , COM MOTOR
MERCEDES .
Sem comentários:
Enviar um comentário