LISBOA VAI PROIBIR A ENTRADA DE CARROS MAIS POLUENTES NA ZONA BAIXA DA CIDADE.
OS CARROS SEM CATALISADOR, ANTERIORES A JULHO DE 1992, NÃO VÃO PODER CIRCULAR NA ZONA COMPREENDIDA ENTRE A AVENIDA ALEXANDRE HERCULANO E A PRAÇA DO COMÉRCIO A PARTIR DE 4 DE JULHO.
ESTA SERÁ A PRIMEIRA ZONA DE EMISSÕES REDUZIDAS (ZER) DA CIDADE E DEVERÁ SER ALARGADA A TODA A CIDADE NO INÍCIO DE 2012.
O VEREADOR DA MOBILIDADE DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, FERNANDO NUNES DA SILVA, QUER, COM ESTA MEDIDA, REDUZIR EM CERCA DE 50% AS EMISSÕES POLUENTES QUE, DE ACORDO COM O RESPONSÁVEL, SÃO POR CULPA DESTES CARROS SEM CATALISADOR - ESTE MECANISMO É POSSÍVEL INSTALAR EM BOA PARTE DOS AUTOMÓVEIS MAIS ANTIGOS.
MAS HÁ EXCEPÇÕES PARA QUE ESTES CARROS POSSAM CIRCULAR, NOMEADAMENTE ENTRE AS 20H E AS 8H, OS CARROS DE MORADORES DESTA ZONA, CARROS DE PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA, CARROS HISTÓRICOS CERTIFICADOS, VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA E TRANSPORTES PÚBLICOS.
ESTA ÚLTIMA EXCEPÇÃO DIZ RESPEITO, ESSENCIALMENTE, AOS TÁXIS, UMA VEZ QUE A RENOVADA FROTA DA CARRIS CUMPRE OS REQUISITOS. AINDA ASSIM OS CARROS DE PRAÇA VÃO TAMBÉM TER QUE CUMPRIR ESTA MEDIDA ATÉ AO FINAL DO ANO, UMA OBRIGAÇÃO QUE ACABA POR INCENTIVAR A RENOVAÇÃO DA FROTA DE TÁXIS. ESTIMA-SE QUE CERCA DE 20% DOS TÁXIS DE LISBOA SEJAM ANTERIORES A 2002.
A FISCALIZAÇÃO FICARÁ A CARGO DAS AUTORIDADES POLICIAIS QUE VÃO FAZER O CONTROLO DA IDADE DO CARRO A PARTIR DA MATRÍCULA.