terça-feira, 5 de março de 2013

MUNDO AUTOMOVEL







FOI UMA DAS INOVAÇÕES MAIS VISITADAS NO SALÃO AUTOMOVEL DE GENEBRA …A UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO EM CONJUNTO COM UM MOTOR DE COMBUSTÃO … PARA CONSEGUIR MOVER UM VEICULO.
O PROTOTIPO FOI APRESENTADO PELO GRUPO PSA… ATRAVES DE UM C3 HYBRID AIR   E DE UMA MAQUETA QUE EXPLICAVA O SEU FUNCIONAMENTO.
NA PRATICA , A CITROEN JUNTOU O MOTOR CONVENCIONAL A GASOLINA UMA CAIXA DE VELOCIDADES , UM MOTOR E UMA BOMBA HIDRAULICA… 
PARA ALEM DO CONVENCIONAL DEPOSITO DE COMBUSTIVEL EXISTE UM OUTRO COM AR COMPRIMIDO.
O AR PERMITE ACIONAR O MOTOR HIDARULICO …A BOMBA HIDRAULICA USA A ENERGIA DA TRAVAGEM  E O ANDAMENTO PARA CRIAR AR COMPRIDO E VOLTAR A ENCHER O TANQUE .
A FORÇA MOTRIZ É ASSEGURADA QUER PELO MOTOR TERMICO QUER PELO HIDARULICO … NO MEIO DOS DOIS ESTÁ A CAIXA DE VELOCIDADES E A TRANSMISSÃO QUE GERE A ORIGEM DA ENERGIA.
O PROTOTIPO DO C2 HYBRID AIR … PODE ASSIM DESLOCAR-SE COM ZERO POR CENTO DE EMISSÕES USANDO APENAS O AR COMPRIMIDO .
EM MODO TERMICO USADO APENAS O MOTOR A GASOLINA … 
OU EM MODO COMBINADO … ONDE O AR DÁ UMA AJUDA NAS ACELERAÇÕES E RECUPERAÇÕES AO MOTOR A GASOLINA.
TUDO ISTO JUNTO PERMITE MEDIAS DE 2,9 LITROS AOS 100 …
E 69 GRAMAS DE EMISSÃO DE CO/2.

O PROTOTIPO FOI APRESENTADO EM GENEBRA …E SERÁ EM BREVE UMA REALIDADE NOS MODELOS PEUGEOT CITROEN.
A UTILIZAÇÃO DE AR COMPRIMIDO …NÃO E PROPRIAMENTE UMA NOVIDADE … O ANTIGO ENGENHEIRO DA FORMULA 1 GUY NEGRE  … JÁ ESTÁ A COMERCIALIZAR UM PEQUENO VEICULO QUE FUNCIONA TOTALMENTE A AR COMPRIMIDO …   A NOVIDADE APRESENTADA PELA PSA … E CONSEGUIR JUNTAR PELA PRIMEIRA VEZ …GASOLINA E AR COMPRIMIDO.





A NISSAN JÁ CONCLUI-O A PRIMEIRA FASE DE TESTES DAQUELE QUE SERÁ O FUTURO TAXI DE NOVA YORK.
DEPOIS DE TER DADO UMA VOLTA AO MUNDO COM UM GRUPO DE VEICULOS E TER TESTADO A FADIGA E A RESISTENCIA AO CALOR NO DESERTO DO ARIZONA …A NISSAN COLOCA AGORA O NV-200 A ROLAR NAS RUAS DA CIDADE DE NOVA YORK.
O MODELO UTILIZA O AMARELO TRADICIONAL , MAS POUCO MAIS …UMA VEZ QUE O ESPAÇO INTERIOR EM MUITO SUPERIOR AOS ACTUAIS TAXIS E A SUA FORMA NADA TEM A VER COM OS QUE CIRCULAM NOS ESTADOS UNIDOS.
O NV-200 É UM MINI-MONOVOLUME … MUITO PARECIDO COM OS PEQUENOS COMERCIAIS DA NISSAN , MAS CRIADO A PENSAR NO TRANSPORTE DE PESSOAS COM BANCOS LARGOS E CONFORTAVEIS ESPAÇO , PARA AS PERNAS E PORTAS DESLIZANTES PARA FACILITAR O ACESSO.
AS PRIMEIRAS VOLTAS ESTÃO A SER DADAS NA CIDADE QUE NUNCA DORME , COM CONVIDADOS , E ELEMENTOS LIGADOS AO TRANSPORTE NA CIDADE.
A SERIO   SO LÁ PARA O FINAL DO ANO OS NOVOS TAXIS COMEÇAM A CIRCULAR …   PARA TRANSPORTAR OS CERCA DE 600 MILHÕES …OUVIU BEM 600 MILHÕES DE PASSAGEIROS ANUAIS.







A CHINESA CHERY … FOI BUSCAR UM ANTIGO DESIGNER DA PORSCHE PARA PARA CRIAR UMA NOVA IMAGEM DOS SEUS MODELOS .
A VER VAMOS…  O QUE SURGIRÁ NA CHINA DO LAPIS DO TURCO HAKAN SARACOGLU , QUE ENTRE OUTROS DESENHOU O PORSCHE CAYMAN , O BOXSTER E O 918 SPIDER.
HAKAN , DE 47 ANOS …PASSA A SER RESPONSAVEL PELO DESIGN DA CHERY … UMA COMPANHIA QUE FABRICA NESTE MOMENTO PERTO DE UMA DEZENA DE MODELOS …TODOS ELES DESCONHECIDOS DA MAIORIA DOS CONSUMIDORES EUROPEUS … E SÓ COMERCIALIZADOS NA ASIA.







UMA DAS ESTREIAS LAND ROVER EM  GENEBRA FOI A TRANSFORMAÇÃO DE UM DEFENDER COM MOTOR ELETRICO. !
DEBAIXO DA TRADICIONAL CARROÇARIA , O MOTOR DIESEL E A CAIXA DE VELOCIDADES HABITUAIS FORAM SUBSTITUÍDOS POR UM MOTOR ELÉTRICO DE  94 CV ALIMENTADO POR BATERIAS DE IÕES DE LÍTIO
DE ACORDO COM O CONSTRUTOR, SERÁ SUFICIENTE PARA ERCORRER CERCA DE 80 QUILOMETROS .
NUMA UTILIZAÇÃO A BAIXA VELOCIDADE , FORA DE ESTRADA A CARGA PODE DURAR ATÉ 8 HORAS, MAS A LAND ROVER NÃO DIVULGOU  UM VALOR EM FUNÇÃO DOS QUILÓMETROS DE AUTONOMIA NESTAS CONDIÇÕES.
ESTA VERSÃO ELÉTRICA DO MAIS PURO DOS TODO-O-TERRENO DA MARCA BRITÂNICA, HOJE À GUARDA DO GIGANTE INDUSTRIAL INDIANO TATA, É PARA JÁ UM COCEPT CAR…
MAS O DEFENDER APESAR DE ELETRICO NÃO PERDE CAPACIDADE TODO O TERRENO …
MANTEM A TRAÇÃO AS 4 RODAS TRADICIONAL DO DEFENDER … COM BLOQUEIO DO DIFERENCIAL ,
 MAS DEIXA DE TER CAIXA DE VELOCIDADES UMA VEZ QUE O MOTOR ELÉTRICO DISPONIBILIZA O BINÁRIO MÁXIMO DESDE O MOMENTO DO ARRANQUE .





A VERSÃO EUROPEIA DO LEAF  A SER FABRICADA EM INGLATERRA …TERÁ MAIS AUTONOMIA E SERÁ MAIS BARATA, QUE A ACTUAL.
O ELECTRICO DA NISSAN … PODERÁ FAZER ATÉ 200 QUILOMETROS COM UMA CARGA DAS BATERIAS.
E AO NIVEL DA SUSPENSÃO SERÁ MAIS FIRME E TERÁ MELHOR DESEMPENHO EM ESTRADA , MAIS AO GOSTO DOS CLIENTES EUROPEUS.
SERÁ TAMBEM MAIS BARATO QUE O ACTUAL LEAF , PRODUZIDO NO JAPÃO QUE JÁ CHEGOU AS 50 MIL UNIDADES.
SUNDERLAND NO REINO UNIDO FOI O LOCAL ESCOLHIDO PARA O FABRICO EUROPEU , MESMO AO LADO DO FORNECEDOR DAS BATERIAS DE LITIO.





A QUARTA GERAÇÃO DO RAV 4 DA TOYOTA COMEÇA A SER COMERCIALIZADA EM ABRIL .
O SUV  CRESCEU EM DIMENSÕES EXTERIORES E INTERIORES E VIU A SUA ESTÉTICA ASSUMIR A NOVA IMAGEM  DA MARCA NIPÓNICA. ONDE AS SEMELHANÇAS COM O AURIS SÃO EVIDENTES.

O RAV4 SERÁ VENDIDO EM PORTUGAL APENAS COM OS DOIS MOTORES DIESEL.
POR CERCA DE 42 MIL EUROS. MANTÉM-SE O 2.2 D-4D DE 150 CV COM TRAÇÃO INTEGRAL E QUE PODE TER CAIXA MANUAL OU CAIXA AUTOMÁTICA CVT.
UMA ESTREIA E O BLOCO 2.0 D-4D DE 124 CAVALOS, QUE TERÁ UM PREÇO NA CASA DOS 35 MIL EUROS .






A EMPRESA COREANA SSANGYONG VAI DAR INICIO AO FABRICO DO MAIOR MONO-VOLUME DO MUNDO O RODIUS , QUE TERÁ CAPACIDADE PARA 11 PASSAGEIROS.
COM 4 FILAS DE BANCOS E MAIS DE 5 METROS DE COMPRIMENTO O RODIUS GARANTE 11 LUGARES A BORDO .
A SSANGYONG  DEVERÁ COMERCIALIZA-LO  NA ÁSIA E EM ALGUNS  PONTOS DA EUROPA  EQUIPADO COM UM MOTOR 2.0 TURBODIESEL DE QUATRO CILINDROS COM 153 CV.
O FABRICANTE … É POUCO CONHECIDO EM PORTUGAL …ONDE NO PASSADO VENDEU O JEEP MUSSO  , COM MOTOR MERCEDES .

Sem comentários: